Estranha forma de trabalho

Estranha forma de trabalho

Na atividade que desenvolvo, aquilo que me dá mais prazer é o contacto com as pessoas. Trabalho com e para pessoas há cerca de 30 anos, são tantas as pessoas que conheço que na maior parte das vezes basta-me olhar e descubro quase de imediato o que pensam, conheço a satisfação do olhar, o medo, a desconfiança enfim, as coisas boas e as coisas más.

O período que estamos a passar, na realização das nossas tarefas, é estranho. Estou há dois dias em casa, todos os contactos funcionam por e-mail, telefone, Skype, etc., tudo à distância. As medidas de segurança são, acima de tudo, a distância entre as pessoas.

Quanto maior for essa distância maior será a segurança. É difícil, mas creio que rapidamente me irei habituar a rir e a comunicar através de um telefone ou de uma câmara com “naturalidade”. No entanto, tenho a certeza que vou sentir sempre a falta do contacto direto, olhos nos olhos, pois foi sempre assim que entendi que devia desempenhar o meu trabalho. E anseio, como todos nós, o regresso à normalidade.

O tempo, a distância, e a necessidade de facilitar processos, fez com que tivesse adaptado à minha realidade laboral a prática do uso de algumas formas de comunicação que agora estão implementadas. Mas, sempre que possível, não abdicava de conhecer a pessoa com quem negociava, que selecionava ou quem contratava, pois, para mim, a melhor ferramenta para executar o meu trabalho é estar com a pessoa.

A Human Capital for Life nasceu em março de 2019, um dos requisitos que coloquei desde o início foi poder realizar o trabalho em qualquer lugar, por isso, ao nível técnico, preparei a empresa com os instrumentos necessários para responder a 100% em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento desde que tivesse Internet. Esta decisão teve por objetivo facilitar a nossa vida enquanto consultores. Contudo, tendo a nossa área de gestão a necessidade de trabalharmos eventuais planos de contingência, também assim solucionávamos uma possível situação futura, que agora se tornou presente. Felizmente, estamos preparados.

Tiago Cardoso | CEO Human Capital For Life

Working with the best people for what is the best for them

Share this post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *